Encontro de Farmacêuticos em Goiânia une trabalhadores, gestores e usuários

Com o objetivo de preparar propostas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que será realizada em Brasília na primeira semana de dezembro deste ano, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sinfargo) promoveu na sexta-feira, 19/6, no auditório da Faculdade Estácio de Sá, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia, o Encontro Estadual de Farmacêuticos, evento da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e Sindicatos Filiados que  foi realizado em diversos Estados do Brasil em datas diferentes.

Auditório do Encontro Estadual de Farmacêuticos - Sinfargo - Fenafar - 2015

Auditório do Encontro Estadual de Farmacêuticos – Sinfargo – Fenafar – 2015

O encontro ocorreu durante todo o dia e contou com a participação de diversos farmacêuticos, gestores e usuários do sistema público de saúde, além de outros profissionais da área de saúde. A mesa de abertura dos trabalhos foi constituída por Lorena Baía, presidente do Sinfargo; Ernestina Rocha, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF/GO); Fábio Basílio, diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar); e Débora Melecchi, diretora da Fenafar e representante da Escola Nacional dos Farmacêuticos; Edvaldo Bernardo de Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Sueza Souza, representante de Goiás no Conselho Federal de Farmácia (CRF). Como relatoras atuaram as farmacêuticas Raquel Resende e Maria Cristina Ramirez; Vanessa Francianne Ywamoto, acadêmica de Farmácia; e Heloísa Massanaro, psicóloga.

O encontro começou com a apresentação da metodologia adotada pela direção do Sinfargo para as discussões do dia. Em seguida os presentes conheceram a programação do 8º Congresso da Fenafar, que será realizado em agosto de 2015, e ainda os cinco objetivos da 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá no final deste ano.

Discussões

A programação prosseguiu com a apresentação dos eixos da 15ª CNS e o Diagnóstico das Oficinas dos 10 Anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Logo após um intervalo, as propostas por tema foram colocadas em votação e, em seguida, foi promovido um debate que definiu as ações sobre as propostas mais votadas.

Farmacêuticos participantes

Farmacêuticos participantes

Na parte da tarde, após uma mesa redonda que abriu as discussões sobre as propostas mais votadas, o 8º Congresso da Fenafar voltou à pauta do dia com apresentação e debate do conteúdo do caderno de teses do encontro. E, ao final, foram escolhidos os 10 delegados que representarão o Sinfargo na 9ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no Parque de Exposições de Goiânia no período de 25 a 27 de junho.

Evento com múltiplas funções

Integrante da diretoria do Sinfargo, Fábio Basílio destaca ter sido significativo o fato do encontro ter conseguido reunir trabalhadores, gestores e usuários. “Junto com o Encontro Estadual dos Farmacêuticos fizemos a Conferência Temática de Ciência Farmacêutica, com a participação do Conselho Municipal de Saúde, e isso foi um grande avanço. De um lado tivemos os trabalhadores, com seus anseios, e de outro os usuários, que puderam falar sobre o que pensam da assistência farmacêutica”.

Márcia de Lima e Souza, farmacêutica, saiu satisfeita do encontro porque, segundo ela, pôde conhecer a realidade da categoria pelo país e ainda discutir a formação dos profissionais. Funcionária do Sistema Único de Saúde (SUS) há cinco anos, ela propõe que um dos principais pontos que devem ser levados pelo sindicato ao Congresso da Fenafar é o reconhecimento do profissional farmacêutico pela equipe multiprofissional das unidades de saúde e pelo próprio usuário. “Pela legislação, toda unidade de saúde pública, que tenha farmácia, precisa contar com a presença de um farmacêutico, mas não é isso o que acontece”, acrescenta.

Diretores do Sinfargo: Mirtes, Júlio César, Fábio, Lorena e Cristina

Diretores do Sinfargo: Mirtes, Júlio César, Fábio, Lorena e Cristina

Lotada na Secretaria Municipal de Saúde no cargo de Assistente Farmacêutica, a farmacêutica Letícia Ferrari Lemos Barros destacou que o encontro estadual foi um “momento muito rico de crescimento profissional”, já que possibilitou a troca de experiências por meio de relatos e debates com os profissionais presentes. Para ela, o evento também foi importante por permitir que várias propostas fossem levantadas no sentido de promover melhorias no atendimento do SUS. “Vejo que tem muita coisa para ser melhorada, começando pelos próprios profissionais da área, em especial a luta pela valorização do trabalho do farmacêutico”.

Edvaldo Bernardo de Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde, faz questão de ressaltar que o evento foi muito bem planejado e formulado. “A metodologia adotada estimulou a livre manifestação de todos durante o encontro, que contou ainda com um debate bastante interessante, sempre na perspectiva da formulação de propostas, dando uma direção do que deve ser a política de assistência farmacêutica no contexto do SUS. Ficou claro para todos que as ações do Sistema Único de Saúde têm que acontecer de forma intersetorial: a farmácia não está sozinha assim como a psicologia, a assistência social, as ações de atenção básica. Todas se correlacionam e todas as discussões aqui aconteceram com esse foco, o que considero muito importante”, comenta.

Congresso e Conferência

O 8º Congresso da Fenafar, que elegeu como tema principal “Trabalho Farmacêutico Para Cuidar Bem das Pessoas”, será realizado em Cuiabá (MT) de 5 a 8 de agosto de 2015. Durante o encontro serão debatidos temas como o cenário político e econômico do Brasil, a valorização do profissional farmacêutico e ainda a defesa do interesse público, que inclui discussões como a farmácia como um estabelecimento de saúde, o farmacêutico como profissional da saúde (mercado de trabalho e formação) e os medicamentos como insumos essenciais à garantia da saúde.

Já a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que apresenta como tema “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas e como eixo “Direito do Povo Brasileiro”, acontecerá de 1º a 4 de dezembro em Brasília.

Veja mais sobre o Encontro Estadual de Farmacêuticos

-Lorena Baía:Categoria farmacêutica conseguiu unificar suas propostas

Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás, Lorena Baia  faz uma avaliação bastante positiva do Encontro Estadual dos Farmacêuticos, realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá na sexta-feira, 19/6. Evento conjunto do Sinfargo e Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), o Encontro teve como objetivo preparar propostas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que será realizada em Brasília em dezembro deste ano. Confira nesta entrevista, na qual a sindicalista também fala das expectativas para o 8º Congresso da Fenafar e para as Conferências Municipal e Estadual de Saúde.

 

Débora Melecchi: Estamos conscientizando o profissional farmacêutico

Facilitadora do Encontro Estadual dos Farmacêuticos realizado em Goiânia pelo Sinfargo e Fenafar, Débora Melecchi, representante da Escola Nacional dos Farmacêuticos da Fenafar, destaca  neste entrevista o papel da Escola e os desafios dos profissionais farmacêuticos.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.