A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) comemorou seus 50 anos hoje, dia 23/10, em sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A solenidade reuniu autoridades, profissionais da saúde e representantes de entidades do setor.
Proposta pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), a sessão foi um marco na trajetória da Fenafar que, fundada em 25 de outubro de 1974, consolidou-se como uma força atuante nas lutas sindicais da categoria. Entre suas conquistas mais importantes está a aprovação da Lei 13.021/2014, que reconhece as farmácias como estabelecimentos de saúde, além de sua atuação na construção e fortalecimento da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), garantindo o acesso a medicamentos de qualidade para a população. A Fenafar também luta pela aprovação de um piso salarial nacional para os farmacêuticos, uma medida que visa assegurar remuneração justa para os profissionais do setor.
Além da celebração, a sessão solene também foi um momento de reflexão sobre os desafios futuros e as estratégias necessárias para seguir na defesa da profissão farmacêutica e da saúde pública no Brasil.
O Sinfargo parabeniza a Fenafar por meio século de lutas e conquistas em defesa da profissão farmacêutica e da saúde pública no Brasil.