Por que associar-se

A resposta é simples:

Porque juntos e juntas, somos mais fortes!

Para algumas pessoas o valor e a importância que o sindicato representa na sua vida passa despercebido, porém, todos os dias o sindicato atua em defesa dos interesses da nossa profissão e toma decisões que influenciam direta ou indiretamente na vida profissional das pessoas.

No Brasil já tivemos momentos onde a participação dos sindicatos foi preponderante para mobilização da sociedade e mudança da História como, por exemplo, a consolidação da democracia com o movimento das eleições “diretas já”, rejeição de impostos nocivos à sociedade e todas as conquistas trabalhistas como férias, décimo terceiro salário, licença maternidade dentre outros direitos alcançados.

Um sindicato é mais forte quando é representativo e, para isso, é de fundamental importância que conte com um grande número de associados.

Associe-se e participe do sindicato. Esta atitude aumenta o reconhecimento de sua atividade profissional e será fator estratégico para a melhoria de suas condições de trabalho.

Os sócios e sócias em dia com suas contribuições usufruem de inúmeras vantagens. Vide parte de Convênios no site!

Reajuste salarial não surge de maneira espontânea, não é uma concessão bondosa do patronal.

Sindicatos são responsáveis por negociações que garantem a recomposição de salários diante da inflação e, eventualmente, ganhos reais, além de proteções e benefícios consolidados em convenções coletivas.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria, na semana que passou, 09/2023, para garantir que sindicatos possam cobrar a contribuição negocial mesmo dos trabalhadores não-sindicalizados. Quem não quiser contribuir, terá que deixar isso registrado no sindicato.

Até porque todos os trabalhadores serão beneficiados com o esforço de discutir por semanas ou meses com as entidades patronais, ou no Ministério do Trabalho ou Ministério Público do Trabalho.

Trabalhadores não têm capacidade de negociar individualmente com o empregador, assim a representação sindical se faz necessária.

Ninguém faz milagres, mas categorias organizadas, com sindicatos mais fortes conseguem melhores resultados. Enquanto isso, profissões com baixa participação, como a nossa, tem mais dificuldades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.