Sinfargo e CRF-GO mobilizam para Conferência Nacional de Saúde

– Encontro Estadual será dia 19 de junho

O Sinfargo e o CRF-GO estão engajados na participação de farmacêuticos na 15ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada no segundo semestre deste ano. Para tanto, a vice-presidente do CRF-GO e presidente do Sindicato, Lorena Baía, promoveu reunião com os representantes do sistema de saúde de Goiânia, do estado, e do CFF. Participaram o presidente da Comissão de Saúde Pública do CRF-GO, Wesley Magno Ferreira; Gysella Santana, também membro da comissão; a representante do Conselho Municipal de Saúde, Sylvia de Oliveira Nielson e também a conselheira Federal de Farmácia, Sueza Abadia de Souza.

Reunião preparatória da Conferência de Saúde

Reunião preparatória da Conferência de Saúde

 

O objetivo é mobilizar os farmacêuticos para as conferências municipal, estadual e nacional baseada na temática de assistência farmacêutica, política que integra os cuidados com os usuários de medicamentos. Ficou definido que todos os integrantes dos conselhos devem estimular os profissionais de suas respectivas áreas de atuação a conhecerem o processo de participação, inserirem nas discussões e amadurecerem as propostas para o Encontro Estadual de Farmacêuticos de Goiás, que será realizado no próximo dia 19 de junho na Faculdade Estácio de Sá, em Goiânia.

Os encontros estaduais são considerados oportunidades de diálogo entre farmacêuticos, demais profissionais da área e usuários do sistema de saúde sobre a importância da Assistência Farmacêutica e a consequente valorização do farmacêutico. Momento em que também será possível divulgar a lei 13.021/2014 que coloca as farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde avançado junto à comunidade.

O Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Federal de Farmácia já definiram como sugestão de propostas dez temas prioritários que podem servir como base das discussões. Uma delas trata especificamente da área de farmácia: “Garantir a inserção da assistência farmacêutica em todos os níveis de atenção à saúde, tanto público quanto privados, assegurando a participação do farmacêutico também como membro da equipe multiprofissional mínima da Estratégia de Saúde da Família, com vistas ao trabalho interdisciplinar em saúde e à busca da integralidade da atenção, tendo a assistência farmacêutica como um princípio básico”.

Informativo

Nas edições do Conselho Itinerante do CRF-GO, também está sendo distribuído  informativo sobre a importância da participação dos farmacêuticos nas diferentes etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Produzido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), o informativo foi elaborado pelos farmacêuticos Francisco Batista Júnior e Lorena Baía (presidente do Sinfargo e vice-presidente do CRF/GO), representantes do CFF no Conselho Nacional de Saúde (CNS). A intenção é que além de se orientarem sobre o assunto por meio do informativo, os farmacêuticos o utilizem como guia para a defesa de propostas de interesse da profissão nas etapas municipais e estaduais.

No Conselho Itinerante de Santa Helena, 21/5

No Conselho Itinerante de Santa Helena, 21/5

As etapas municipais começaram no dia 9 de abril e as estaduais iniciam em 16 de julho.

Lorena Baía destaca a importância da participação de todos. “Entre as propostas elencadas para serem defendidas nos eventos-base estão a criação de uma carreira única de Estado para todos os trabalhadores da saúde; a garantia do concurso público como meio de acesso dos trabalhadores da saúde ao SUS e a inserção da Assistência Farmacêutica em todos os níveis de atenção à saúde, por isso é importante que todos tenham conhecimento das propostas e participem”, completou.

Fonte: Com informações do CRF-GO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.