Desmonte do SUS em debate no 6º Consindsaúde

Com o tema “Direito à Saúde: Como enfrentar o desmonte do SUS e as novas relações de trabalho?” O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás – Sindsaúde/GO  realiza até sábado, 17/8,  o 6º Congresso Estadual em  Anápolis  onde reúne aproximadamente 250 delegados e delegadas sindicais de todo o Estado.

A abertura do evento foi realizada na noite de quarta, 14/8, na Estância Park Hotel, com uma solenidade em que a presidente da entidade Maria de Fátima Veloso Cunha convocou trabalhadores da saúde a se mobilizarem em defesa do SUS e para garantir seus direitos. “Sabemos da dificuldade e do abandono da gestão da saúde em cada município do estado e vamos discutir gestão neste Congresso. Ao discutir o atual modelo de gestão do SUS,  teremos a compreensão do porque das dificuldades que temos hoje”, observou Fátima.

 

 

Presente na Solenidade, a presidente do Sinfar-GO Lorena Baía – ao lado do diretor Fábio Basílio, que é vice-presidente do Sindsaúde-GO –  comentou sobre a necessidade de se unir forças na defesa do SUS, na garantia do direito à saúde, enfrentando a terceirização da saúde e a precarização dos vínculos empregatícios.

 

Representando o Controle Social, o presidente do Conselho Estadual de Saúde-GO Venerenado Lemes de Jesus  enfatizou,  em sua fala na mesa de abertura, sobre a  importância do tema do Congresso do Sindisaúde-GO. Segundo ele, enfrentar o desmonte do SUS e as novas relações de trabalho, a implantação das OSs, além de temas como o Ato Médico e o Programa Mais Médicos são as principais pautas de mobilização.

Já o Deputado Mauro Rubem parabenizou o Sindsaúde -GO e os delegados pela realização de um evento de debate e de resistência num momento  como o atual, de ataque à saúde e de implantação das Organizações Sociais no estado.

Conferência

Depois a solenidade de abertura, a secretária de Políticas para Mulheres da CNTSS e secretária-adjunta da CUT Nacional, Maria Aparecida do Amaral Godói, proferiu a primeira conferência do 6º ConSindsaúde. Com o tema Nas ondas do trabalho – Enfrentando o desmonte do SUS, ela discorreu sobre o processo de precarização das forças de trabalho e das políticas de gestão do Sistema Único de Saúde por meio das terceirizações e das implantações das OSs e outros mecanismos de gestão, que afetam de forma negativa diretamente afeta diretamente a população e os trabalhadores da saúde.

Presenças

Estiveram presentes na abertura do 6º ConSindsaúde a presidenta do Sinfar/GO, Lorena Baia; o presidente do Sindacse, Eurípedes Moreira; representando o Sineg, Sara Mendes Cavalcante; o presidente do Sintsep/GO, Vicente Gonçalves Ribeiro; o deputado estadual Mauro Rubem; a presidenta do Sintasb, Shirlei Maria Dionísio; a presidente do CRESS, Junia Rios Campelo; o presidente do CES, Venerando de Jesus; representando o Soego, José Augusto Milhomem; representando o secretário de Estado da Saúde a superintendente de gerenciamento de unidades assistenciais de Saúde, Maria Cecília Brito; o diretor do IMAS representando o prefeito de Goiânia, Carlos Henrique da Silva; o secretário Municipal de Saúde de Anápolis, Luiz Carlos Teixeira, que representou o prefeito; a secretária de Política para Mulheres da CNTTS, Maria Aparecida do Amaral Godói Faria; o diretor-executivo da CUT Nacional, Shakespeare Martins de Jesus; a primeira-secretária do Conselho Municipal de Saúde de Anápolis, Damianne Marinho; entre outros.

 

(Fonte: Sinfar-Go com informações da Assessoria de Imprensa do Sindsaúde-GO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.