Sinfar conquista lugar na mesa permanente do SUS

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sinfar) acaba de conquistar representação na Mesa de Negociação Permanente dos Trabalhadores no Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia (mesa municipal) e em Goiás (mesa estadual). A entidade está representada pela vice-presidente Lorena Baía, pelo conselheiro fiscal Adailton Pinho Rocha e pela diretora Mirtes Bezerra, representando a gestão.

Representantes de entidades na reunião da mesa de negociação permanente do SUS

Pretendemos apresentar à mesa propostas que contemplem os profissionais de saúde de uma forma geral (efetivação de benefícios previstos no Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da Prefeitura de Goiânia e que também valorizem a profissão farmacêutica no contexto da essencialidade na saúde pública”, explica Lorena Baía.

A mesa municipal está com os trabalhos um pouco avançados quando comparada à esfera estadual. No município, a mesa foi composta em dezembro de 2011, por meio da portaria 270/2011 que regulamentou a sua reinstalação. A mesa é composta por 20 membros, sendo dez representantes dos gestores (SMS) e dez representantes de sindicatos de trabalhadores da área da saúde, que se reúnem toda última quinta-feira de cada mês.

Dentre os objetivos da mesa estão a melhoria das condições de trabalho e do relacionamento dentro das instituições públicas no município de Goiânia; a garantia do diálogo de todos aqueles que estejam direta ou indiretamente envolvidos no SUS para melhorar o desempenho, a eficácia e a eficiência dos quadros funcionais, assegurando a resolutividade dos serviços prestados à população.

A atuação do Sinfar na mesa tem sido destaque: já na primeira reunião integrou-se à equipe responsável pela elaboração do regimento interno da mesa, composta pela Diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Kátia Martins Soares, a Assessora de Gestão Participativa, Olívia Vieira Silva e o representante do SindSaúde, o também farmacêutico Fábio Basílio.

No último dia 28, houve eleição da Mesa Diretora que coordenará as pautas a serem debatidas nas reuniões. Foram eleitos paritariamente dois representantes da gestão (Patrícia Antunes de Moraes – Diretora de Atenção à Saúde e Kátia Martins Soares – Diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde) e dois representantes dos trabalhadores (Sinfar e Sindsaúde).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.