O Conselho Nacional de Saúde (CNS) está realizando (nos dias 11 e 12 de março), no San Marco Hotel em Brasília, a Jornada das Comissões, que reúne cerca de 200 representantes das comissões vindos de todo o país. O Conselho tem hoje 26 comissões que cuidam de temas específicos. Os objetivos do encontro são acolher os novos membros das Comissões que compõe o CNS, realizar debate sobre a Agenda da Saúde e os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), preparar as etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde, construir os Planos de trabalho das comissões, além de pactuar o cronograma de trabalhos das Comissões.
“Estamos aqui reunidos na defesa dos farmacêuticos”, comentou a presidente do Sinfargo e vice-presidente do CRF-GO Lorena Baía que participa do evento como representante do CFF, coordenando a Comissão Intersetorial de Assistência Farmacêutica. Destaque ainda para a participação dos farmacêuticos Ronald dos Santos (Coordenador da Comissão de Financiamento) e Alexandre Correia (Coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária), todas são comissões estruturantes para o fortalecimento do SUS e efetivação da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
No triênio 2013 a 2015 o CFF garantiu a participação dos farmacêuticos em nove (09) comissões do Conselho Nacional de Saúde (foto). Para Lorena Baía, esta representação plural dos farmacêuticos reforça a importância da união das entidades – Conselho Federal de Farmácia e Federações dos Farmacêuticos na defesa dos trabalhadores do SUS. “Ação conjunta da mesma forma que a gente vem construindo em Goiás”, observou .
Fonte: Assessoria de imprensa do Sinfargo com informações do CNS



