Para marcar a Semana do Uso Racional de Medicamentos, o CRF-GO e o Sinfargo promoveram de 5 a 8 de maio uma ação educativa em parceria com o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia em Escolas Públicas da Rede Municipal.
Coordenada pela Assessora Técnica do CRF-GO, a farmacêutica Raquel Resende, a ação teve como objetivo enfatizar os riscos do uso indiscriminado de medicamentos por meio de palestras em linguagem simples a alunos do 5º ao 9°ano de escolas situadas nas regiões Noroeste, Norte, Oeste, Leste e Sudoeste de Goiânia.
Nas palestras, as crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos também receberam materiais educativos sobre o uso correto de medicamentos e sobre os cuidados necessários com a dengue, epidemia com altos índices de infestação em Goiânia.
Aproximadamente 200 crianças foram atendidas pelo projeto. “Estamos sondando a receptividade das crianças para criar um projeto permanente porque sabemos que os jovens tendem a influenciar seus pais sobre tudo que aprendem nas escolas”, observou a assessora técnica do Conselho. “Eles levam para casa tudo que aprendem”, concordou a professora Lucíola Teodoro, coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Carlos Pimenta, na Região Norte.
Durante os encontros curtos, os farmacêuticos ensinaram aos estudantes que medicamento é coisa séria e que não se pode ingerir medicamentos indicados por pais, amigos ou vizinhos. Eles ouviram esclarecimentos sobre os riscos de intoxicação por um simples analgésico. O farmacêutico Dorival Ferreira dos Santos Júnior, do Distrito Norte, alertou inclusive para o perigo das garrafadas de raízes, hábito comum na região rural, que podem causar intoxicações por fungos, por manipulação incorreta, por interações medicamentosas e por vários outros motivos.
Participaram das palestras também os farmacêuticos Gleydes Cristiane Novais de Castro , Karla Alves Roldão, Fernanda Maria Silva Torquato e Márcia Lima e Souza.
Escolas selecionadas pelo projeto
Região Noroeste: E.M. Waterloo Prudente e E. M. Tempo Integral Mª Nosídia Palmeira Neves.
Região Norte:E. M. Brice Francisco Cordeiro e E. M. José Carlos Pimenta.
Região Oeste: E.M. de Tempo Integral Grajau e E.M. Prof. Nara de Carmo Rezende. Amorim, na Região Leste: E.M. Madre Francisca e E.M. Mônica Castro Carneiro, na Região Sudoeste: EM. Residencial Itaipu.
Região Noroeste: E.M. Waterloo Prudente e E. M. Tempo Integral Mª Nosídia Palmeira Neves.
Região Norte:E. M. Brice Francisco Cordeiro e E. M. José Carlos Pimenta.
Região Oeste: E.M. de Tempo Integral Grajau e E.M. Prof. Nara de Carmo Rezende Amorim.
Região Leste: E.M. Madre Francisca e E.M. Mônica Castro Carneiro.
Região Sudoeste: EM. Residencial Itaipu.


