A movimentação dos aprovados no Concurso de Aparecida continua a todo vapor com o apoio do Sinfar-GO. Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, uma comissão participou de reunião em Aparecida de Goiânia com o Vereador Marcone Marinho, acompanhados da ditretora da entidade, Mirtes Bezerra ( foto abaixo). O parlamentar ficou de agendar reunião com o Secretário de Saúde, Paulo Rassi, e com o Chefe da Vigilância Sanitária, Luciano de Moura Carvalho, para discutir sobre o número de vagas disponíveis e sobre as vagas necessárias para a Vigilância Sanitária naquele Município. Ele também se comprometeu a dar andamento para a Audiência Pública sobre o Plano de Cargos e Salários (PCC) que os vereadores prometeram aos concursados na primeira reunião realizada no dia 16 de abril. Segundo ele, o anexo de ampliação de vagas ainda não foi desmembrado do PCC. Inicialmente existiriam mais 6 vagas de fiscais da Vigilância que estavam ocupadas por comissionados e por pessoas que pediram exoneração.
Na quinta-feira, dia 16 de maio, o grupo foi recebido pelo deputado Mauro Rubem na Assembleia Legislativa (foto abaixo). Eles foram acompanhados pela Vice-Presidente do Sinfar-GO, Lorena Baía, pela Diretora, Mirtes Bezerra, e pelo Vice-Presidente do Sindisaúde, Fábio Basílio. Na reunião ficou definido que o Deputado vai buscar uma agenda com o Prefeito Maguito Vilela e o Sinfar-GO ficou de agendar uma reunião com a Promotora Ana Paula Antunes Vieira Nery que recomendou ao Município a nomeação e posse dos aprovados.
“Cabe lembrar que a aprovação em concurso público exige tempo, dedicação, disciplina e recursos financeiros, levando muitos candidatos a optarem por deixar seus empregos para dedicação em tempo integral aos estudos, num esforço que envolve toda a família. A expressão máxima do mérito na seleção de servidores pela Administração Pública é a convocação daqueles aprovados em exame público,”observou Mauro Rubem.
Na sexta-feira, 10 de maio, uma comissão de Farmacêuticos aprovados em cadastro de reserva do concurso de Fiscal de Saúde Pública do Município de Aparecida de Goiânia reuniu-se na sede do Sinfar-GO com os diretores da entidade Adailton Pinho e Mirtes Bezerra para mais uma etapa da mobilização pela convocação dos Concursados (foto abaixo). Participaram da reunião, os Farmacêuticos Cláudia Lemos ,Edson Franco, Orlando Silva, Rosa Santos, Sandra Colicchio e o Odontólogo Márcio Amaral.
Conscientes da Luta do Sinfar-GO pela chamada, tanto em Goiânia como em Aparecida; e informados de que o Plano de Carreira do Município da Região Metropolitana já está em andamento na Câmara Municipal, ficou claro na reunião que a etapa mais importante do grupo agora é ampliar a mobilização e lutar para desagregação do anexo de ampliação de vagas do Plano de Cargos e Salários em outro Projeto de Lei para acelerar a tramitação.
De acordo com Mirtes Bezerra, que é Fiscal da Vigilância Santiária em Goiânia, o Prefeito Maguito Vilela também tem prazo para convocar tanto fiscais como analistas farmacêuticos de acordo com a recomendação da promotora de Justiça Ana Paula Antunes Vieira Nery para que sejam adotadas todas as providências necessárias para a imediata nomeação e posse dos aprovados no concurso da Saúde, regido pelo Edital nº003/12.
A Promotora orientou a substituição dos servidores não concursados nos cargos contemplados no concurso, o que deveria ser feito no prazo máximo de 60 dias. A promotora o alertou para que o Município deixe de contratar ilegalmente servidores para ocupar esses cargos. Pelo menos 30 dias já se passaram desta data.
Segundo Mirtes não há dúvidas sobre a necessidade de ampliação do quadro de fiscais da Vigilância de Aparecida de Goiânia e também de analistas farmacêuticos. O município é enorme territorialmente e populacionalmente com quase 500 mil habitantes e o último levantamento sobre o número de profissionais da saúde data do início anos de 1990. A diretora do Sinfar-GO alerta para o fato de que com o crescimento desenfreado e o déficit de fiscais, a população fica insegura e ameaçada pela proliferação dos desvios de conduta sanitária.
“Estamos procurando todos os meios para ampliar a chamada dos aprovados, vamos ficar atentos e continuar mobilizados”, disse a diretora do Sinfar-GO.
Leia também
Um comentário sobre “Aprovados no Cadastro de Reserva Fiscal de Aparecida se mobilizam por vagas junto com Sinfar-GO”