Mobilização em frente à Câmara de Vereadores de Aparecida de Goiânia, dia 16/04 (terça-feira ), às 15h30
Vamos cobrar a aprovação do projeto de lei que trata do plano de carreira, cargos e salários e também do aumento do quantitativo de vagas.
Veja texto abaixo que relata reunião com o Secretário Municipal de Saúde de Aparecida, Dr. Paulo Rassi e a importância de participar dessa mobilização na Câmara Municipal.
No dia 25 de março, a vice-presidente do Sinfar-GO, Dra. Lorena Baía, e a diretora da entidad , Dra. Mirtes Bezerra, ao lado da presidente do Conselho Regional de Farmácia em Goiás, Dra. Ernestina Rocha, lideraram um grupo de oito farmacêuticos em encontro com o Secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Dr. Paulo Rassi, quando reivindicaram um posicionamento sobre a convocação dos concursados e sobre o plano cargos e salários da saúde.
Paulo Rassi informou que a Secretaria já convocou todos os aprovados para as vagas dos editais de fiscal (15) e de analista farmacêutico (18) e que agora só poderá convocar os que ainda não tomaram posse ou para fazer eventual substituição. Novas convocações esbarram no limite de cargos que a Prefeitura pode admitir por Lei.
Mas o Secretário adiantou que já está substituindo todos os contratos de credenciamento pelos concursados e anunciou que enviou o Projeto de Lei do Plano de Cargos e Salários da Saúde para a Câmara Municipal . Segundo ele, o PCCS amplia o quadro de farmacêuticos de Aparecida, o que vai permitir nova convocação de analistas farmacêuticos a partir de sua aprovação. E segue o mesmo modelo do que foi aprovado em Goiânia, com diferença apenas nos valores. O PCCS de Goiânia foi criado por Paulo Rassi quando era Secretario Municipal de Saúde na Capital e ganhou o prêmio de Gestão Inova SUS.
A vice-presidente do Sinfar-GO, Dra. Lorena Baía, agradeceu a disponibilidade de Paulo Rassi em receber as entidades e o apoio quanto ao plano de cargos. Ela explicou que as entidades vão fazer uma movimentação na Câmara Municipal para garantir a aprovação do Projeto de Lei. A Presidente do Conselho, Dra. Ernestina Rocha, também reforçou a necessidade de pressão sem descanso junto aos vereadores. Já a Dra. Mirtes Bezerra insistiu na importância da ampliação também do quadro de fiscais, que precisa de um plano a parte. Segundo a diretora do Sinfar-GO, Aparecida de Goiânia é um Município de grande extensão territorial, muito populoso e tem um parque industrial pesado. Segundo ela, por esses motivos exige um número maior de fiscais cujo trabalho garante saúde e prevenção de valores incalculáveis.
Participaram da reunião em Aparecida de Goiânia os farmacêuticos Orlando Silva Júnior, Virginia Dantas Mota, Fernanda Freitas Benevides, Juliana Souza Dias, Karoline Carvalho, Raiza Marinho e José Spíndola (este Fiscal do CRF-GO)