Farmacêutica do HC tem artigo publicado em Revista da Sociedade Espanhola de Farmácia Hospitalar

A farmacêutica e gerente técnica do Setor de Farmácia do Hospital das Clínicas da UFG, Vivianne Vieira de Melo (foto), teve um artigo de sua autoria publicado na Revista Farmacia Hospitalaria – uma publicação da Sociedade Espanhola de Farmácia Hospitalar considerada uma das maiores revistas da área.

O artigo intitulado “Qualidade das prescrições de Medicamentos Potencialmente Perigosos e Segurança do Paciente na Emergência Pediátrica” foi publicado na edição nº 38, de janeiro de 2014, páginas 09 a 17, da Revista Hospitalaria. O artigo foi o trabalho de conclusão da residência da primeira residente em Farmácia do HC/UFG na especialidade de Urgência e Emergência, Vivianne Vieira de Melo. O trabalho foi orientado pela farmacêutica Msc. Amanda Queiroz Soares e pela médica pediatra Dr.ª Maria Selma Neves Costa.

O estudo foi realizado no Serviço de Urgência Pediátrica (SERUPE) do Hospital das Clínicas da UFG, nos meses de março e abril de 2012. Foram identificados 983 medicamentos potencialmente perigosos (MPP) em 450 prescrições avaliadas. Foram analisados diversos critérios relacionados a qualidade da prescrição destes medicamentos. O estudo identificou algumas não conformidades nas prescrições que poderiam comprometer a segurança do paciente, e demonstrou a importância da atuação da equipe multiprofissional e do farmacêutico clínico na revisão das prescrições de modo a contribuir para a redução de possíveis erros de medicação colaborando para a segurança do paciente.

Segundo a autora, os Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPP) são drogas que apresentam um risco elevado de causar significativos eventos adversos ao paciente quando utilizados de forma errônea1, e portanto, ações para ampliar o monitoramento e vigilância destes medicamentos já estão sendo estudadas pela Coordenação de Farmácia e em breve serão implantadas em toda a instituição de modo a ampliar e contribuir para a segurança no processo de uso destes.

Clique abaixo para ler o artigo na íntegra:

Qualidade das prescrições de Medicamentos Potencialmente Perigosos e Segurança do Paciente na Emergência Pediátrica

Fonte : Farmácia / HC-UFG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.