Em Assembleia Geral do Sinfargo, no dia 10 de setembro, farmacêuticos das farmácias e drogarias reafirmaram a disposição de participar ativamente da Convenção Coletiva e fortalecer a representação do Sindicato para a negociação com o sindicato patronal (Sincofarma/GO).
O comparecimento dos farmacêuticos foi 100% maior do que nas Assembleias dos anos anteriores numa demonstração de que a categoria está começando a compreender que não pode apenas delegar a luta a terceiros, bem como não pode simplesmente esperar por conquistas. E que o Sindicato só será forte se a Diretoria também puder contar com o esforço e a união dos farmacêuticos na defesa dos interesses de todos!
“Foi a primeira vez que participei, mas na próxima reunião vou voltar e trazer mais colegas. O interesse é nosso”, observou a farmacêutica Solange Cristina Ferreira, fazendo coro ao chamado do Sindicato.
Na opinião da presidente do Sinfargo Lorena Baía, foi um momento democrático, de participação coletiva. “Tivemos a oportunidade de discutir algumas fragilidades da profissão e de ouvir o que realmente pensa e quer a categoria”. Para o diretor Danilo Caser, a Assembleia foi um bom começo.
“Compreendi que temos de correr atrás dos nossos direitos”, relatou a farmacêutica Jackeline Santos de Menezes, estreante em assembleias. Também pela primeira vez numa Assembleia, Ana Paula de Oliveira Nunes, considera que se a classe for mais unida, vai ser mais fácil ganhar melhores salários e outros benefícios.
Virgínia Dantas lembrou que as recentes manifestações, que ocorrem Brasil a fora, estão começando a fazer as coisas mudarem no país. “Temos de nos mobilizar e fazer pressão, só assim para melhorar nossa situação”. Já Ricardo Freire apontou que, além de união da classe, também é necessária a união das entidades representativas.
Várias sugestões para a Convenção Coletiva foram apresentadas na Assembleia, outras foram enviadas por email, também Convenções de Farmacêuticos de outros estados e de outras profissões estão sendo estudadas para a construção de uma proposta viável. O vice-presidente Winston de Paula Jr. vai agendar uma reunião com o Sincofarma/GO e, assim que ela estiver marcada, informaremos data, horário e local.