O Sinfargo, o Sindisaúde, o Deputado Mauro Rubem e representações dos Sindicatos de Enfermagem, Nutricionistas e Odontólogos participaram na segunda-feira (3/6) de reunião com o Prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela.
Na Audiência, ele prometeu enviar projeto aumentando o quantitativo de vagas na saúde desmembrado do Plano de Cargos e Salários rapidamente para a Câmara Municipal e garantiu nova convocação de concursados até o final do ano. O Prefeito se ccomprometeu ainda a chamar os sindicatos para nova reunião em breve. A Reunião foi marcada pelo Deputado Estadual Mauro Rubem, e as entidades foram lideradas pelo Presidente do Sinfargo Cadri Awad, a Secretária Geral Mirtes Bezerra, a Presidente do Sindisaúde Fátima Veloso, o Vice- Presidente Fábio Basílio e duas dezenas de concursados. O grupo pretende continuar a mobilização, pois só assim é possível conquistar as reivindicações .
Durante o encontro, o Prefeito Maguito também recebeu e assinou pessoalmente dois documentos do Sinfargo _ um ofício em que a entidade solicita um cronograma de nomeação dos aprovados no concurso da Prefeitura de Aparecida de Goiânia para os cargos de fiscal de saúde pública e especialista de saúde- farmacêutico e uma carta de “Apoio à ampliação do quadro de Fiscais de Saúde Pública / Vigilância Sanitária / Secretaria Municipal de Saúde – Aparecida de Goiânia”.
Fiscais de Saúde da Vigilância de Aparecida de Goiânia
Na carta, um documento consistente sobre a importãncia da Vigilância Sanitária como fator de proteção à saúde, o sindicato esclarece ao prefeito Maguito e ao Secretário Paulo Rassi que, com a convocação de apenas 15 (quinze) Fiscais de Saúde Pública, supriu-se uma porção muito pouco significativa da demanda apresentada pelo município diante da imensurável e indiscutível importância dos benefícios que advirão da efetiva convocação de recursos humanos disponibilizado pelo concurso público realizado, incluído o quadro de reserva técnica.
De acordo com a Diretoria do Sinfargo, o desfalque de funcionários na diretoria de Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia, além dos malefícios às condições de saúde, segurança e bem-estar da população, traz também prejuízos à arrecadação de tributos pelo município, uma vez que, sendo insuficiente o quadro de funcionários, reduz-se o número de fiscalizações, de cadastros de estabelecimentos, expedições de alvarás de vigilância sanitária e aplicações de multas como punições aos desvios de conduta sanitária. Corre-se ainda o risco de perda dos repasses financeiros federais por incapacidade de cumprimento das metas pactuadas anualmente com a ANVISA.
Ofício ao Prefeito Maguito – Cronograma de nomeação
Carta de apoio – Ampliação do Quadro de Fiscais da Vigilância Sanitária de AParecida de Goiânia
Deputado Mauro Rubem
A luta do Sinfargo pela convocação dos concursados de Aparecida de Goiânia e de Goiânia continua a todo vapor! Estamos juntos! Este é o papel de um sindicato! E nesse esforço para conseguir mais vagas para os farmacêuticos aprovados nos concursos e para qualificar o SUS, o Presidente da entidade Cadri Awad destaca e agradece de público a parceria e o apoio recebido, junto com as demais entidades sindicais da Saúde, do Deputado Estadual Mauro Rubem que nos atendeu prontamente e encaminhou agendamentos com o Prefeito de Aparecida, com o Secretário de Saúde de Goiânia e participou das reuniões. O Deputado tem colaborado, sem medir esforços na luta pela saúde pública em nosso estado.

Uma comissão de concursados também participou de reunião em Aparecida de Goiânia com o Vereador Marcone Marinho e com a diretora do Sinfargo Mirtes Bezerra
Leia também
Aprovados no Cadastro de Reserva Fiscal de Aparecida se mobilizam por vagas junto com Sinfar-GO