O Sinfar-GO participou recentemente de duas importantes reuniões defendendo os interesses da categoria farmacêutica na saúde pública. Na manhã desta segunda (25/03), o encontro foi com o Secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Dr. Paulo Rassi, e na sexta (22/03), com o Secretário de Saúde de Goiânia, Dr. Fernando Machado.
Nesta segunda, a vice-presidente do Sinfar-GO, Dra. Lorena Baía, e a diretora , Dra. Mirtes Bezerra, ao lado da presidente do Conselho Regional de Farmácia em Goiás, Dra. Ernestina Rocha, lideraram um grupo de oito farmacêuticos na reunião em que reivindicaram do Secretário Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia um posicionamento sobre a convocação dos concursados e sobre o plano cargos e salários da saúde.
Paulo Rassi informou que a Secretaria já convocou todos os aprovados para as vagas dos editais de fiscal (15) e de analista farmacêutico (18) e que agora só poderá convocar os que ainda não tomaram posse ou para fazer eventual substituição. Novas convocações esbarram no limite de cargos que a Prefeitura pode admitir por Lei.
Mas ele adiantou que já está substituindo todos os contratos de credenciamento pelos concursados e anunciou que já enviou o Projeto de Lei do Plano de Cargos e Salários da Saúde para a Câmara Municipal . Segundo ele, o PCCS amplia o quadro de farmacêuticos de Aparecida, o que vai permitir nova convocação de analistas farmacêuticos a partir de sua aprovação. E segue o mesmo modelo do que foi aprovado em Goiânia, com diferença apenas nos valores. O PCCS de Goiânia foi criado por Paulo Rassi quando era Secretario Municipal de Saúde na Capital e ganhou o prêmio de Gestão Inova SUS.
A vice-presidente do Sinfar-GO, Dra. Lorena Baía, agradeceu a disponibilidade de Paulo Rassi em receber as entidades e o apoio quanto ao plano de cargos. Ela explicou que as entidades vão fazer uma movimentação na Câmara Municipal para garantir a aprovação do Projeto de Lei. A Presidente do Conselho, Dra Ernestina Rocha, também reforçou a necessidade de pressão sem descanso junto aos vereadores. Já a Dra. Mirtes Bezerra insistiu na importância da ampliação também do quadro de fiscais, que precisa de um plano a parte. Segundo a diretora do Sinfar-GO, Aparecida de Goiânia é um Município de grande extensão territorial, muito populoso e tem um parque industrial pesado. Segundo ela, por esses motivos exige um número maior de fiscais cujo trabalho garante saúde e prevenção de valor incalculável.
Participaram da reunião em Aparecida de Goiânia os farmacêuticos Orlando Silva Júnior, Virginia Dantas Mota, Fernanda Freitas Benevides, Juliana Souza Dias, Karoline Carvalho, Raiza Marinho e José Spíndola (este Fiscal do CRF-GO)
Goiânia
Na reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fernando Machado, na sexta ( 22/03), participaram o Sindsaúde, que solicitou o encontro, o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (Sinfar-GO), Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Odontologia (SINTASB), Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (SINDIACSE), Sindicato dos Odontologistas do Estado de Goiás (SOEGO) e alguns trabalhadores.
No encontro ficou esclarecido que o pagamento das progressões, que não entrou na folha de pagamento de março, pois o Decreto foi assinado em 11/03, a mudança de referencia, assim como o retroativo entrarão integralmente na folha de abril, sem nenhum prejuízo aos servidores.
Em relação à convocação dos aprovados no último concurso da saúde, hoje (22/3) já saiu publicada a primeira convocação, mas sem farmacêutico. Existem ainda sete processos de convocação em andamento.
“Eu acredito muito no esforço e na boa vontade do Secretário de saúde! Vamos aguardar!”, disse a Dra. Lorena Baía, que representou o Sinfar-GO.
Um comentário sobre “Sinfar-Go cobra posição sobre Concursos e Progressão em Aparecida e Goiânia”