Semana destaca importância do profissional de farmácia para a saúde da população

A Semana  do Farmacêutico foi aberta oficialmente em Goiás na noite de terça-feira,  23/9, no auditório da Faculdade Estácio de Sá – FESGO,  com a  presença de toda a diretoria do CRF-GO. A mesa diretiva foi composta pela presidente da  entidade, Ernestina Rocha,  a vice-presidente, Lorena Baía, o secretário,Leandro Zenon,  o tesoureiro, Evandro Tokarski, a coordenadora do curso de Farmácia da FESGO, Adibe Khouri, e o gestor acadêmico,Edson Sidião. O auditório estava lotado de acadêmicos e farmacêuticos. Durante a cerimônia oficial, a presidente do CRF-GO, Ernestina Rocha, observou que o Conselho e o Sindicato unidos trabalham para demonstrar a importância do profissional de farmácia para a saúde da população.

DSC07947-750x323

A presidente do Sinfargo e vice-presidente do CRF-GO, Lorena Baía, ressaltou que nada poderia ser melhor do que começar a Semana de Comemoração do Dia Internacional do Farmacêutico – 25 de setembro –  envolvendo os acadêmicos de Farmácia, futuros colegas de profissão. Na abertura, a vice presidente CRF-GO fez uma palestra sobre o movimento nacional que culminou publicação da Lei nº 13.021/14. A nova legislação trouxe uma série de conquistas à farmácia brasileira e aos farmacêuticos, entre as quais a autonomia técnica, o combate à automedicação e o reconhecimento da farmácia como estabelecimento de saúde.

Farmacêutico na Praça- Farmacêuticos de todo o país realizaram atendimentos gratuitos à população em espaços públicos e locais de grande circulação de pessoas. Foram prestados serviços clínicos de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e, principalmente, orientação ao paciente. O evento intitulado “Farmacêutico na Praça” fez parte da Semana do Farmacêutico, de 21 a 27 de setembro. A iniciativa dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia teve como objetivo divulgar o trabalho do farmacêutico – que teve sua importância reconhecida e ampliada a partir da publicação da Lei nº 13.021/14 – e, também, comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico – 25 de setembro. A ideia foi que cada farmacêutico voluntário levasse ao cidadão informações sobre os serviços que, de alguma forma, podem melhorar a saúde da população.

1526382_298605116998415_860458747291179332_n

Acadêmicos e profissionais

Em Goiás, esta programação também incluiu aproximação com os acadêmicos de farmácia, para esclarecer sobre a nova legislação e a importância da conquista. Neste sentido foram ministradas três palestras na Faculdade Estácio de Sá. No primeiro dia da programação, 23/9, a presidente do Sinfargo, Lorena Baía, falou sobre farmácia Estabelecimento de Saúde, o diretor do CRF-GO, Evandro Tokárski, falou sobre Farmacêutico Empreendedor,  e a assessora técnica do CRF-GO, Raquel Resende, falou sobre Interações Medicamentosas. Nos dois turnos, o auditório esteve sempre lotado de acadêmicos completamente envolvidos pelos temas.

Para os profissionais  farmacêuticos ainda foram programados dois cursos de capacitação. Na quarta,24/9, de manhã, na sede do CRF-GO, um  treinamento sobre o SNGPC, com a farmacêutica Andrea Carvalho, da SUVISA, reuniu muitos farmacêuticos também ávidos por conhecimentos. No mesmo dia, a noite, uma palestra  com a Consultora Mirtes Bezerra( diretora do Sinfargo), sobre “As Novas Exigências da RDC 16/93″, foi programada para esclarecer as dúvidas de profissionais da área de distribuição.

10438568_298925360299724_586145175678532497_n

Espaço “O Farmacêutico e Você”– no Araguaia Shopping

Já nos dias 25 e 26 de setembro, das 10 às 19 horas, uma ação social no Araguaia Shopping ( Rodoviária de Goiânia),  foi concebida para mostrar o que o farmacêutico e a nova farmácia podem fazer pelo usuário. Nestes dois dias, a campanha ofereceu gratuitamente à população orientação farmacêutica sobre uso correto de medicamentos, aferição de pressão arterial (hipertensão), teste de glicemia capilar (diabetes), dosagem de perfil lipídico (colesterol) e testes de IMC (índice de massa corpórea) entre outras. Tudo realizado por farmacêuticos e estudantes de farmácia voluntários. Foi um sucesso, nos dois dias centenas de pessoas que circularam pelos corredores da rodoviária passaram pelo estande em busca dos serviços.

Em viagem para o Tocantins, a dona de casa Divina Maria dos Santos Rincon, 63,  estava com a pressão arterial boa. “Gostei muito da experiência”, relatou ela  depois de passar por todo o circuito de atendimento.”É bom contar com o farmacêutico para estes serviços e orientações, com ele a gente tem mais acesso”, constatou. Com pressão arterial testes de glicemia e lipídios indicando alterações, o motorista Márcio Batista Sobrinho, 34, de Uruaçu, recebeu orientação de procurar um médico ou serviço de saúde. “Foi muito bom o atendimento, recebi um alerta e vou ver se agora crio coragem de ir ao médico”.

Para a presidente do Sinfargo Lorena Baia ( também vice-presidente do CRF-GO), este é o papel primordial do farmacêutico, prestar orientações e prestar serviços clínicos. Situações como a de Márcio, refletem a importância da nova Lei 130.21/14 (Farmácia Estabelecimento de Saúde) e  da RDC 585/2013 (Serviços Clínicos). Segundo ela, em alguns casos, as pessoas desconhecem o próprio estado de saúde, mas diante de resultados alterados dos testes, o farmacêutico encaminha os usuários para os serviços de saúde onde o médico fará o diagnóstico e a prescrição do tratamento e do medicamento. “Fica cada vez mais evidente a necessidade de reforçar o trabalho multiprofissional no sistema de saúde”, dia Lorena Baía.

10155557_299097623615831_650956518452306709_n

De acordo com a presidente do CRF-GO, Ernestina Rocha, ações como a da Semana do Farmacêutico  mostram para a sociedade a cara do farmacêutico e visam despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar sobre a importância do papel do farmacêutico na cadeia da saúde. “Ao mesmo tempo em que mostramos o carinho e o afeto com que lidamos com o cidadão, também estamos valorizando a nossa profissão” diz Ernestina Rocha, para quem  campanha também procurou ressaltar que é direito do cidadão ser atendido por um farmacêutico que é o responsável técnico pela farmácia..

AUTOMEDICAÇÃO – No   Espaço “O Farmacêutico e Você”,  montado pleo CRF-GO e pelo Sinfargo no Araguaia Shopping  também foram distribuídos folhetos com dicas sobre os perigos da automedicação e sobre a forma correta de armazenamento de medicamentos  entre outras .

O CFF alerta que com todas essas mudanças, os farmacêuticos também tiveram sua atuação ampliada, passando a atuar no acompanhamento farmacoterapêutico e na orientação aos pacientes sobre benefícios e riscos inerentes ao uso dos medicamentos, bem como a maneira adequada de utilizá-los e conservá-los. Eles também se tornaram agentes notificadores de reações adversas como as intoxicações.

“São serviços oferecidos pelo farmacêutico que antes não eram frequentes nas farmácias e drogarias, mas que, agora, fazem parte do rol de atividades que os estabelecimentos estão autorizados a realizar”, assinala o presidente do CFF, Walter Jorge João, reiterando que são serviços importantes, especialmente no combate à automedicação.

Os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações Toxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz, apontam 30.249 casos de intoxicação medicamentosa no país em 2011. Destes, 30% tiveram como vítimas crianças com idade até 5 anos. No ano anterior foram 27.710. “Atuando na orientação ao paciente, o farmacêutico pode contribuir para evitar grande parte desses casos. A orientação quanto ao uso correto de medicamentos é apenas um dos serviços que o farmacêutico pode oferecer em favor da saúde da população”, completa Walter Jorge João.

Assessoria de Imprensa do CRF-GO e Sinfargo com informações da Comunicação do CFF

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.