SINFAR repudia declaração do ministro da Saúde desqualificando os farmacêuticos

O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (SINFAR-GO) repudia a declaração desrespeitosa e totalmente equivocada do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que, enquanto anunciava que o Programa Mais Médicos será mantido, desqualificou o trabalho dos farmacêuticos. “Se tivermos locais em que os médicos brasileiros não queiram ir, teremos lá um médico cubano. É melhor um médico cubano do que um farmacêutico ou a benzedeira para atender a população”, afirmou ele. Confira o comentários na íntegra no link: http://m.arede.info/PONTA-GROSSA/108571/ANTES-MEDICOS-CUBANOS-DO-QUE-BENZEDEIRAS-DIZ-BARROS

Somos uma categoria de profissionais de saúde, de nível superior, com compromissos e condutas a serem cumpridas. Nós farmacêuticos não queremos ocupar lugar de nenhum profissional de saúde, no que se refere ao atendimento à população. O papel secular do farmacêutico é de orientação e garantia do uso racional de medicamentos.

Entendemos que as profissões não existem para serem comparadas, mas para se completarem. A promoção da saúde não é única e exclusivamente uma atividade que só pode ser exercida por médicos, ao contrário. Defendemos o trabalho com equipes multiprofissionais onde todos os saberes se complementam no cuidado com o paciente e promoção da saúde. Por isso, exigimos respeito. Todas as profissões são essenciais para uma assistência integral, e somente assim poderemos atender com qualidade à população.

Além disso, acreditamos ainda que, num país democrático e multicultural, as crenças populares devem ser respeitadas também nos processos de saúde-doença.

5 comentários sobre “SINFAR repudia declaração do ministro da Saúde desqualificando os farmacêuticos

  1. Antes um Farmacêutico ou uma Bezendeira, onde quer que seja, lutando para fazer milagre seja com estoque escasso e até ás vestes inestente de médicamentos, ou uma benzedeira com toda sua crendice e sabedoria trazendo paz de espírito á inúmeras pessoas neste país, do um ministro adoeçendo e sucateado a saúde do nosso país, desmerecendo e desrespeitando a quem tenta corrigir as merdas feitas com a ponta de uma caneta
    #farmaceutico_sim_e_com_orgulho

  2. Saber se porque acontece esse tipo de comentário? Porque nossa classe é muito desunida, trabalhei em um estabelecimento em que o coordenador, que era farmacêutico, achava a coisa mais natural do mundo mandar sua equipe de farmacêuticos tirar as férias da faxineira. Sem contar na carga horária escravista imposta pelas industrias e baixos salários contratando farmacêuticos como analista para não pagar o devido piso salarial.. Mas

  3. É muita ignorância de um ministro da saúde, irresponsável e infeliz nas suas opiniões, e além de tudo preconceituoso e sem educação. Lamentável essa declaração.

  4. MINISTRO DA SAÚDE NÃO SEI QUEM TU É E NEM GOSTARIA DE SABER VOCE DEFERIA IR PARA O RIO DE JANEIRO AJUDAR O PREFEITO A FAZER PASSARELA POIS TUA QUALIFICAÇÃO ATÉ ONDE EU SEI É ENGENHEIRO CIVIL,ENTÃO NÃO CONSIGO ENTENDER COMO UM ENGENHEIRO CIVIL POSSA SER MINISTRO DA SAÚDE É O FIM DO MUNDO. EM RELAÇÃO AOS FARMACÊUTICOS É MELHOR UM FARMACÊUTICO BEM QUALIFICADO QUE UM MEDICO CUBANO RECEITANDO AZITROMICINA 500MG 8/8HRS.VOCE MNINSITRO DA SAUDE DEVERIA SE PREOCUPAR COM A QUALIFICAÇÃO DOS CUBANOS E NÃO COM A CONDUTAS DOS FARMACÊUTICOS.SOU MÉDICO E MINHA ESPOSA É FARMACÊUTICA E NOS COMPLETAMOS O SENHOR DEVERIA TER RESPEITO COM AS MULHERES DE MÉDICOS QUE SÃO FARMACÊUTICO .EM RELAÇÃO AOS BENZEDEIRAS QUERIA QUE TIVESSE TAMBÉM RESPEITO POIS BENZEDEIRA NÃO PEDE RX DE OLHO AP E PERFIL QUANDO UMA CRIANÇA TEM DOR DE CABEÇA.GOSTARIA DE FALAR NA TUA CARA O QUE ESTOU ESCREVENDO MAS NÃO TEM COMO POIS AGORA DEVE ESTAR NO PALÁCIO DO JABURU LAVANDO TUA BOCA E COM UMA TOALHA SECANDO O XIXI QUE DEVE TER LEVADO DO PRESIDENTE MICHEL TEMER.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*