Sinfar participa de reunião para discutir a valorização da profissão farmacêutica

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Goiás, participa nesta terça-feira (14) e na quarta-feira (15), em Brasília, da reunião nacional ampliada do Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica. O evento é realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Serão discutidos na reunião, os projetos de lei prioritários para a Farmácia, entre eles, os que preveem o piso salarial e a jornada de trabalho de até 30 horas para o farmacêutico, o que determina a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em todas as farmácias da rede pública e o que dispõe sobre a regulamentação das profissões de auxiliar e técnico em Farmácia.

Foram convidados para o evento, conselheiros federais e representantes de todas as entidades da Farmácia (federações, sindicatos, conselhos, associações e sociedades profissionais, além da Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (Enefar). O objetivo é avaliar os projetos de lei e traçar estratégias de ação. “Essas estratégias serão adotadas pelos membros da comissão e da assessoria parlamentares do CFF que, junto com os integrantes do fórum, têm o objetivo de acompanhar a tramitação dos projetos no Congresso Nacional e intervir favoravelmente à profissão”, explica o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

A presidente do Sinfar -GO, Lorena Baia, confia no esforço da classe para alcançar bons resultados. ” Nós enquanto Sindicato entendemos que é necessário unir forças com as demais entidades farmacêuticas para que tenhamos êxito em nossas lutas, como fizemos em 2014, quando Sindicatos e Conselhos lutaram pela aprovação da Lei 13.021/14 que tornou a farmácia estabelecimento de saúde”, afirma Lorena.

O Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica foi criado em 2013 e é composto além do CFF, pela Federação Interestadual de Farmacêuticos (Feifar), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef) e Enefar.

Amanhã a reunião começa às nove horas da manhã e vai até às cinco da tarde. Está prevista pela manhã, apresentações e debates sobre a PL668/11 que fala sobre a regulamentação da profissão do auxiliar de farmácias e drogarias e durante a tarde será abordada a agenda legislativa farmacêutica.

(Representantes dos Sindicatos Filiados à FENAFAR)

(Representantes dos sindicatos filiados a FENAFAR)

(Dr. Walter Jorge João - Pres. do CFF, Ronald Santos Pres. da FENAFAR Lorena Baia - Pres. SINFARGO Fabio Basilio - Dir. Assuntos Jurídicos do SINFAR e Vice-Presidente da FENAFAR)

(Dr. Walter Jorge João – Pres. CFF,
Ronald Santos – Pres. FENAFAR
Lorena Baia – Pres. SINFARGO
Fabio Basilio – Dir. Assuntos Jurídicos do SINFAR e Vice-Presidente da FENAFAR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.