Programa ALI  do Sebrae promove melhoria gratuita nas micro e pequenas empresas

Iniciativa do Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) orienta empresários como gerir melhor a empresa, como criar estratégias para se manterem no mercado, como atrair e conquistar clientes, entre outras.

A farmacêutica Nathalia Pedroso trabalha no projeto atendo indústrias farmacêuticas, cosméticas e químicas da região metropolitana de Goiânia (principalmente Aparecida de Goiânia). Além disso, atende farmácias de manipulação e drogarias (MPE empresas) de Goiânia e região.

Até 2015, o Programa deve beneficiar  gratuitamente aproximadamente 2,5 mil empresas de pequeno porte em Goiás – segmentos da construção civil, indústria, cosméticos, supermercados, lanchonetes, restaurantes e confecção, dentre outros. O atendimento integra o terceiro ciclo do ALI no Estado. Cinquenta agentes atendem empresas com faturamento anual até R$ 3,6 milhões, em todas as regiões. As dez regionais do Sebrae Goiás e suas 23 agências nos municípios reforçam a capacidade de atendimento do ALI.

Cada atendimento é personalizado, ou seja, as soluções são aplicadas de acordo com as necessidades da empresa. O ALI acompanha de perto as ações, que são constantemente avaliadas pelo empresário. “O foco é tornar os empreendimentos mais competitivos no mercado”, explica Lúcia Amélia de Queiroz, gestora do programa ALI pelo Sebrae Goiás.

Cada agente deve atender 50 empreendimentos, com acompanhamento de consultor sênior do Sebrae Goiás. O ALI atua fazendo visita espontânea à empresa ou requisitado pelo empresário. Os trabalhos são iniciados com diagnóstico das condições encontradas. Logo, o ALI prepara um plano de trabalho que propõe ações de inovação. A aplicação das soluções apontadas, no entanto, depende da disposição do empresário em adotar mudanças. “É o proprietário quem define inovar seu negócio”, destaca Lúcia Amélia.

“Não faltam bons motivos para inscrição das empresas no programa. O atendimento é gratuito, com ações que visam melhorar processos, produtos, estrutura organizacional, marketing e identificação de oportunidades”, frisa Elaine Moura, gerente de Inovação e Competitividade do Sebrae Goiás.

A missão de um agente é promover inovação nas micro e pequenas empresas, proporcionando novos patamares de empreendedorismo e competitividade. Já o orientador guia o ALI em seus trabalhos científicos.

O trabalho desenvolvido pelos agentes se divide em cinco etapas: sensibilização, adesão, diagnóstico, plano de trabalho e grau de mensuração. No primeiro momento, é realizada uma palestra para os empresários sobre o tema. Os workshops de inovação se tornaram mais uma ferramenta de aproximação com os empresários.

Após a sensibilização, os interessados em aderir ao programa recebem a visita do agente local, que prepara um diagnóstico de inovação e sugere o que pode ser melhorado. Ele também atua como articulador junto a instituições que podem suprir demandas do negócio.

Maior competitividade

O Programa ALI contribui para a elevação dos níveis de competitividade das micro e pequenas empresas à medida que identifica potenciais de inovação e tecnologia, levando em conta as características de cada empreendimento. Todas as mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, no aperfeiçoamento de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para sua comercialização.

Todo esse crescimento é associado à capacidade competitiva da empresa, beneficiando, inclusive, a comunidade da qual faz parte e com foco também na sustentabilidade ambiental e social.

 

7 MOTIVOS PARA VOCÊ INSCREVER SUA EMPRESA NO PROJETO

1. A consultoria é gratuita, subsidiada pelo próprio projeto

2. Garantia de sucesso pela parceria com instituição de ciência e tecnologia

3. Sua empresa se destaca da concorrência e se torna mais competitiva

4. Você identifica o grau de inovação da sua empresa e profissionaliza a gestão

5. Depois do diagnóstico, os agentes propõem ações adequadas e eficientes

6. São identificadas novas oportunidades de mercado e de inovação para a sua empresa

7. Trabalhado o potencial de inovação, sua empresa cresce e se fortalece

Fonte:Sebrae-GO com informações do CRF-GO


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