Momento histórico para a farmácia hospitalar em Goiás

O sábado, quatro de outubro de 20014, foi um dia dedicado aos novos rumos da farmácia hospitalar em Goiás, um momento de qualificação, valorização e de novas conquistas para nosso estado. Em um só evento foi criada a Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços Clínicos, houve a realização de várias palestras sobre temas atuais relacionados à  Farmácia Hospitalar e, para completar esse dia histórico,  em Assembleia Geral Extraordinária, os farmacêuticos aprovaram uma minuta de convenção coletiva de trabalho a ser negociada com o sindicato patronal, coisa que não acontecia desde o ano de 1999.

“Não é uma luta fácil mas vamos nos empenhar para obter êxito na negociação”, observou a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos Lorena Baía. “Estou feliz porque conseguimos alinhar aqui neste momento  a qualificação profissional com a discussão  sobre as condições salariais e de trabalho dos farmacêuticos hospitalares. Segundo ela, o fortalecimento da profissão  só está sendo possível graças à união das entidades. “Que venham as lutas! Estamos unidos em prol da Farmácia!”

Coube à presidente do CRF-GO Ernestina Rocha fazer a abertura oficial do Evento  “Avanços e Perspectivas para a Farmácia Hospitalar no Estado de Goiás”, promovido pela  Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia no Estado de Goiás – CRF-GO, e realizado pelo próprio CRF-GO e pelo Sinfargo.

Para Ernestina Rocha  a população goiana só tem a ganhar com  farmacêuticos competentes e qualificados. “Nós estamos o tempo lutando e preparando os  farmacêuticos para que  tenham mais  autonomia, mais conhecimento e sejam cada vez mais éticos e profissionais na atuação” Segundo Ernestina uma das consequências dessa luta constante é uma maior valorização profissional.

Foi um momento histórico e inovador, assim como têm sido todas as ações da nova diretoria, que  trabalha com afinco para modernizar os serviços e a estrutura da entidade”  enfatizou o diretor tesoureiro do CRF-GO Evandro Tokarski.  Ao destacar o momento  que uniu  organização e capacitação, o diretor secretário  Leandro Zenon, também coordenador geral da Comissões Assessora do CRF-GO,  lembrou que o CRF-GO é a casa do farmacêutico e destacou que, ao buscar  avançar no conhecimento  o profissional conquista algo que ninguém pode lhe tirar. A mesa de abertura contou ainda com a presença da Conselheira Federal por Goiás Sueza Abadia de Souza Oliveira que parabenizou os presentes pelo interesse em se aprofundar nas questões da Farmácia Hospitalar.

Posse da Sbrafh- Regional Goiás

O presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde –SBRAFH, Dr. Marcelo Polacow  veio a Goiânia especialmente para a posse da primeira diretoria da regional, indicada pela  direção nacional. Ele contou que  a sua gestão fez o compromisso de regionalizar em 100%  a SBRAFH. “Uma entidade só tem sentido se estiver próxima da sociedade”, explicou.

Foram empossados como primeiros diretores da SBRAFH – Regional Goiás: Mirtes Barros Bezerra (presidente); Eterno Ribeiro da Silva (vice-presidente); Flávio Henrique Costa de Oliveira (diretor executivo); Hugo Manoel Augusto Vilaverde (vice-diretor executivo);  Fábio Rogério de Oliveira da Cunha (diretor financeiro); Maria Viviany de Morais Claudino (vice-diretor financeiro) e Vivianne Vieira de Melo ( diretora  secretária).

Para Mirtez Bezerra, um momento como este serve para evidenciar  sua certeza de que está no caminho certo, na profissão certa e pode se realizar com isso. A nova presidente da SBRAFH -Regional Goiânia, que também  é diretora do Sinfargo, que agradeceu a todas as congratulações recebidas em nome da nova diretoria da entidade. “Juntos smepre seremos mais fortes”, destacou.

Para Marcelo Polacow, que também ministrou uma palestra sobre “Atividades Clínicas do Farmacêutico e Perspectivas para a Farmácia Hospitalar Brasileira”,  os farmacêuticos vivem um momento histórico no Brasil diante de tantos marcos regulatórios da profissão ( Resoluções como CFF 585 e 586/13 – Regulamentação das atividades clínicas e prescrição farmacêutica etc.) e a área de Farmácia Hospitalar é a de maior crescimento na profissão farmacêutica. Segundo ele, os maiores desafios do setor são: ter farmacêuticos em 100% dos hospitais, melhorar a gestão administrativa (estocagem, armazenamento, planejamento, compras, etc.) e melhorar a qualidade técnica (dispensação, manipulação, participação em grupos multiprofissionais e ações de farmácia clínica).

A Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF-GO  é  integrada por  Mirtes Barros Bezerra (presidente), Eterno Ribeiro da Silva, Grace Machado, Hugo Manoel Vila Verde, Maria Viviany de Moraes Claudino e Flávio Henrique Costa. A Assessora da diretoria do CRF- GO Raquel Resende é a

Os farmacêuticos presentes ainda assistiram a Palestra sobre os Produtos Biológicos no Contexto Atual, ministrada pelo médico  Valdair Pinto – Consultor em Medicina Farmacêutica – Fundador e proprietário da Okrafields Medicina Farmacêutica Ltda. Já a Presidente do Comitê de Segurança do Paciente e Gerente de Risco Sanitário HC/UFG Ana Carolina Figueiredo Modesto  ministrou palestra dobre Segurança do Paciente e o Papel do Farmacêutico. Uma Mesa-Redonda abordou três temas Farmácia Clínica, Oncologia e Hospital Sentinela Notificações tendo como palestrantes e debatedores os farmacêuticos ​Naime Dias Pereira Junior​ –  Consultor  em Farmácia Hospitalar e Oncologia; Ana Carolina Figueiredo Modesto –  Presidente do Comitê de  Segurança do Paciente e Gerente de Risco Sanitário HC/UFG e Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira – Farmacêutica Clínica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.

A Comissão de Farmácia Hospitalar do Estado de Goiás – CRF-GO é formada por Mirtes Barros Bezerra (presidente), Eterno Ribeiro da Silva, Grace Machado, Hugo Manoel Vila Verde, Maria Viviany de Moraes Claudino e Flávio Henrique Costa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.