Luta dos trabalhadores garante reajuste em Goiânia

Sindicatos intensificaram a luta pela data-base em Goiânia. Votação que aprovou o projeto aconteceu nesta segunda, 12/01.

O Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, Sinfargo fez uma importante mobilização da categoria que atua na prefeitura para garantir a aprovação do projeto. Lorena Baía, presidente do Sinfargo, destaca que agora a luta é para impedir que o prefeito vete o projeto.

10906441_414413738714642_4104501531819553784_n

O ano começou com mobilização já na segunda-feira, 05 de janeiro, quando foi realizada na Câmara Municipal de Goiânia uma Audiência Pública para discutir o pagamento da data-base dos trabalhadores do Município. Os representantes sindicais apresentaram uma proposta de emenda ao Projeto de Lei 2167/2014, incluindo todo o funcionalismo público municipal (ativos e inativos) na concessão da data-base 2014 e determinando que esse pagamento seja retroativo a maio de 2014.

Na terça-feira, dia 6, também foi dia de negociação para pressionar os vereadores a acatar a Emenda. Foi mais uma etapa da mobilização dos servidores e da busca do diálogo e de consenso para aprovação da emenda que trata da data-base de 2014. De acordo com a Presidente do Sinfargo, Lorena Baía, a emenda defendida pela entidades sindicais foi oficialmente apresentada à Comissão de Justiça da Câmara. A relatora do Projeto, Vereadora Cida Garcês, e o líder do Prefeito na Câmara, Vereador Carlos Soares, se comprometeram em se reunir com a gestão para chegar a um acordo.

 A presidente do Sinfargo, Lorena Baía participou da Audiência e da reunião na Comissão de Constituição e Justiça, nas quais também estiveram presentes representantes de outras entidades como Sindsaúde, Sieg, Soego, Sindiffisc, Sintasb, Sinpego, entre outros. Para a líder dos farmacêuticos, a união dos servidores foi a principal ferramente para a conquista dos direitos adquiridos que estão sendo lesados pela Prefeitura de Goiânia.

 Dados do Dieese e informações dos vereadores mostram que a Prefeitura possui recursos financeiros para aplicar o reajuste e o pagamento retroativo. Mesmo que a concessão da data-base a todos os servidores excedesse o teto dos gastos, não haveria problemas para a gestão. No caso da reposição salarial, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não proíbe o reajuste.

Dirigentes do Sinfar acompanharam a votação: Fábio Basílio(diretor), Lorena Baía (presidente) e Raphael Calixto (diretor)- Câmara de GOiânia 9/01

Dirigentes do Sinfar acompanharam as votações: Fábio Basílio(diretor), Lorena Baía (presidente) e Raphael Calixto (diretor)- Câmara de GOiânia 9/01

Veja a emenda dos sindicatos: 05.01.2014_Audiência Pública-Goiânia- Data-base

Da redação Fenafar com Sinfargo
Publicado em 12/01/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.