Lançamento de Prêmio marca o Dia do Farmacêutico em Goiás

A mensagem de que farmácia sem farmacêutico não é legal é o foco de campanha do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Farmácia em comemoração ao Dia do Farmacêutico.

Para marcar o Dia do Farmacêutico – 20 de janeiro em Goiás, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, em parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Goiás, promove um café da manhã de lançamento do PRÊMIO WALTER JORGE JOÃO – ANO 2015 e do Projeto O FARMACÊUTICO E VOCÊ NA PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS CARDIOVASCULARES E DIABETES. 

O evento será realizado nesta terça-feira, 20 de Janeiro, às 8 horas, na sede do CRF-GO ( Rua 1.121, 198, Setor Marista).

A profissão farmacêutica viveu momentos importantes recentemente com as esperadas regulamentações da prescrição farmacêutica ( p/ Medicamentos Isentos de Prescrição) e das atribuições clínicas do farmacêutico, pelo Conselho Federal de Farmácia, em 2013, e com a aprovação da Lei nº 13.021, de agosto de 2014, determinando que farmácia é unidade de saúde e tem de estar sob a responsabilidade do farmacêutico. Todas estas normas estabelecem uma relação de cuidado centrada no paciente, segundo preceitos profissionais e bioéticos.

Ações – O Prêmio Walter Jorge João, criado pela Comissão de Serviços Clínicos do CRF-GO, visa divulgar e incentivar entre os farmacêuticos o uso do sistema REGISTRE  (www.smsf.org.br), ferramenta facilitadora para o registro e a documentação dos Serviços Farmacêuticos prestados à comunidade.

Já o projeto “O Farmacêutico e Você na Prevenção às Doenças Cardiovasculares e Diabetes”  tem o objetivo de divulgar à população que o farmacêutico é um profissional de saúde que, além de orientar sobre a utilização de medicamentos, também  pode prestar serviços farmacêuticos de aferição de pressão arterial, dosagem de glicose, colesterol e triglicérides em farmácias e drogarias, podendo ajudar a comunidade na prevenção  de doenças cardiovasculares e diabetes.

Vídeo – A principal peça da campanha publicitária nacional  dos Conselhos de Farmácia é um vídeo que foi gravado em uma farmácia de São Paulo e conta com a participação dos atores Werner Schünemann e Maria José Pereira Gualberto, que ficou conhecida pelo bordão “Nem a pau, Juvenal”, em um comercial de presunto. Ela interpreta uma idosa que faz uso de medicamentos para doenças crônicas e mantém o perfil de consumidora exigente, recusando as farmácias que não contam com o farmacêutico. Atrás do balcão da farmácia, Maria José encontra de tudo: bombeiro, cozinheiro… Mas não desiste de ser bem atendida. Veja: http://youtu.be/6wMMesT_nEg

A campanha pretende estimular os cidadãos a cobrarem a presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias. O farmacêutico está ali para prescrever os medicamentos isentos de prescrição médica, para orientar quanto ao uso correto de medicamentos, e para prestar serviços de saúde Em Goiás, o vídeo está sendo veiculado na TV e também estão circulando os anúncios 10 ônibus do Trasporte Coletivo Urbano de Goiânia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.