Greve na Saúde de Goiânia começa na segunda-feira (13/4)

Servidores da Saúde do Município de Goiânia, inclusive os farmacêuticos, decidiram  por unanimidade entrar em greve a partir da segunda-feira, 13/4. A decisão foi tomada durante assembleia geral conjunta realizada na Câmara Municipal na manhã de quinta-feira 9/4.

O Sindsaúde já encaminhou no mesmo dia  um ofício comunicando a greve  ao prefeito Paulo Garcia.

Permanecerão em funcionamento os serviços de urgência e emergência.

Já na segunda, 13/4, os  servidores em greve  estão convocados a se reunir na Câmara Municipal de Goiânia a partir das 8h30.

É lá onde o Comando de Greve – formado pelo Sindsaúde e demais entidades representantes dos servidores, como o Sinfargo, Soego e Sindffisc – Goiânia – pretende dar continuidade à mobilização diária. 

A folha de ponto das unidades também será preenchida nas mobilizações na Câmara Municipal.  

Comissões do Comando passarão a visitar as unidades esclarecendo os colegas e a população sobre os motivos da greve.

Entre as reivindicações dos trabalhadores da saúde, a principal é o cumprimento do Plano de Carreira e o pagamento retroativo da data-base 2014 e 2015. A expectativa é que os quase 10 mil profissionais da Saúde cruzem os braços por tempo indeterminado até que a Prefeitura restabeleça os benefícios que foram cortados.

A categoria está cansada de enganação e exige também melhores condições de trabalho. Como todos sabem, a situação dos Cais e unidades de saúde geridas pela prefeitura é caótica.

Desde o ano passado, os servidores municipais tentam negociar com a Prefeitura  o pagamento retroativo do reajuste salarial de 2014 e cobram o cumprimento dos acordos firmados na Mesa de Negociação, como Auxílio-movimentação e  o Abono especial que corrige as perdas do Adicional de Insalubridade. Não houve avanço e a Prefeitura ameaça retirar mais direitos. Recentemente, chegou à Câmara Municipal um projeto de lei que reduz o valor do quinquênio de 10% para 5%.

 

Pauta de reivindicações

  • Data-base 2014 e 2015 com retroatividade;
  • Plano de Carreira, Cargos e Vencimento (PCCV);
  • Piso Nacional dos ACS e ACE;
  • Condições de trabalho;
  • Correção do Adicional de Insalubridade;
  • Auxílio-movimentação;
  • Alimentação;
  • Abono especial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.