Sinfargo e CRF-GO promovem ação a favor da saúde da população

Desde 2010, o Dia 25 de setembro se tornou mais especial para os profissionais da Farmácia do mundo inteiro. É nesta data que se comemora o Dia Internacional do Farmacêutico, um profissional indispensável para os sistemas de saúde de todo o planeta.

E é justamente para tornar cada vez mais clara a importância do farmacêutico para a sociedade que os Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs) do Brasil organizam entre  22 e 26 de setembro uma ação unificada a favor da saúde do cidadão chamada “Farmacêutico na Praça”.

Em Goiânia, a partir do dia 22/9, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO) e o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (Sinfargo) promovem atividades para divulgar o trabalho do farmacêutico. Serão promovidas palestras sobre a nova lei (13.021, de 8 de agosto de 2014), que reconheceu a importância do farmacêutico e estabeleceu um novo conceito de farmácia no Brasil e sobre empreendedorismo farmacêutico. Também serão oferecidos cursos de qualificação e de capacitação para farmacêuticos.

Ação Social no Araguaia Shopping ( 25 e 26 de setembro)

Já nos dias 25 e 26 de setembro, das 10 às 19 horas, será realizada ação social no Araguaia Shopping ( Rodoviária de Goiânia)  que visa mostrar o que o farmacêutico e a nova farmácia podem fazer pelo usuário. Nestes dois dias, a campanha oferecerá gratuitamente à população orientação farmacêutica sobre uso correto de medicamentos, aferição de pressão arterial (hipertensão), teste de glicemia capilar (diabetes), testes de perfil lipídico (colesterol) e de IMC (índice de massa corpórea). Todos os serviços serão realizados por farmacêuticos e estudantes de farmácia voluntários.

Quem  for visitar o  Espaço “O Farmacêutico e Você”, no Araguaia Shopping,  também receberá folhetos com dicas sobre os perigos da automedicação e sobre a forma correta de armazenamento de medicamentos,  entre outras.

De acordo com a presidente do CRF-GO, Ernestina Rocha, a ação tem o objetivo de despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar sobre a importância do papel do farmacêutico como um profissional de saúde acessível.

A presidente do Sinfargo, Lorena Baía,  observa que a campanha também visa ressaltar que é direito do cidadão ser atendido por um farmacêutico que é o responsável técnico pela farmácia.

Pela lei 13.021/2014, a farmácia passa a ser considerada um estabelecimento de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. Ela reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias de qualquer natureza e consolida a autonomia técnica do farmacêutico, já que o proprietário da farmácia não poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo profissional formado em Farmácia. A farmácia pode  ainda disponibilizar serviços como aferição de pressão, medida de glicemia, aplicação de soro e vacinas.

 

Programação

Semana de Valorização da Profissão Farmacêutica

De 22 a 26 de Setembro

“O Farmacêutico e Você – CRF-GO e Sinfargo”

 

22/09- Treinamento para prestação de Serviços Farmacêuticos na Ação Social.

Local:Conselho Regional de Farmácia/Turma matutino: 08:00 às 12:00 hs e Turma vespertino:14:00 às 18:00 horas.

 

23/09 terça-feira – Palestras 

-A partir das 9 horas
Farmácia Estabelecimento de Saúde – Com Lorena Baía
Farmácias Estética – Com Israel Mesquita

-A partir das 19 horas
Farmácia Estabelecimento de Saúde – Com Lorena Baía
Empreendedorismo farmacêutico – Com Evandro Tokarski

Local: Auditório da Faculdade Estácio de Sá, R. 67 A, 216 – Setor Norte Ferroviário, Goiânia

 

24/9 – quarta-feira- Você tem dúvidas em SNGPC?- Curso de Capacitação para Farmacêuticos- Com Andrea Carvalho.

Local :Conselho Regional de  Farmácia/Horário:08:00 às 12:00 horas.

 

24/9 – quarta-feira-  Entendendo as Exigências Sanitárias da RDC 16/2013 – Curso de Capacitação  para Farmacêuticos das Distribuidoras – Com Mirtes Bezerra.

Local:Auditório da Faculdade de Farmácia/Horário:19:00 às 21:00 horas.

 

25 e 26/9 – quinta e sexta-feira – Espaço “O Farmacêutico e Você” – Ação de Saúde no Araguaia Shopping ( Rodoviária de Goiânia), que visa demonstrar a importância dos cuidados farmacêuticos na saúde pública e do cidadão.

Prestação de Serviços Farmacêuticos e Orientações ao público local

-IMC (Índice de massa corpórea)

-Aferição de pressão arterial

-Teste de Glicemia

-Perfil lipídico (colesterol)

-Orientações sobre uso correto de medicamentos etc.

Local: Araguaia Shopping –  Entre e a Mr. Foot e a Le Postiche, em frente à Chocolates Brasil, no corredor da Plataforma Leste.

Horário: das 10 às 19 horas.

 

Inscrições para os cursos e mais informações pelo número 3219-4300

 

10531472_295791803946413_6025441633936338412_o

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.