Farmácia conquista cadeira em Conselho Consultivo da Anvisa

Representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF) no Conselho Nacional de Saúde (CNS), do qual é conselheira suplente, a farmacêutica Lorena Baía ( também presidente do Sinfargo e vice-presidente do CRF-GO) acaba de ser empossada como membro efetivo do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O conselho é um dos instrumentos de participação social na Anvisa e tem entre suas atribuições opinar sobre as propostas de políticas governamentais na área de atuação da Agência. Lorena Baía dividirá a cadeira de representante do CNS com o coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho, Jorge Venâncio.

20018_776476009133409_289514810721751521_n
“Com muita honra ocuparei esse espaço destinado ao controle social. Agradeço aos que me confiaram essa missão”, diz Lorena Baía. A farmacêutica tomou posse no dia 29 de abril, durante a 43ª reunião do Conselho, na sede da Anvisa. Além da posse dos novos membros do Conselho Consultivo a reunião tratou de temas importantes como a segurança do paciente e o Relatório do Contrato de Gestão 2014/2015. “Gostei muito da metodologia da reunião e espero que daqui saiam decisões e encaminhamentos que possam contribuir para os avanços da saúde pública brasileira”, destaca Lorena Baía.

Em relação à segurança do paciente, a gerente-geral de Tecnologias em Serviços de Saúde (GGTES) da Anvisa, Diana Carmem Almeida Nunes de Oliveira, fez uma exposição sobre a atuação da Vigilância Sanitária pela qualificação das Redes de Atenção nas Regiões de Saúde. A gerente destacou que, a partir da Lei 13.021/14, que transformou as farmácias e drogarias em unidades de assistência à saúde, é preciso pensar em estratégias que viabilizem a segurança do paciente nas 80.000 farmácias do país. E a necessidade não é por acaso. Quatro entre dez perguntas-chave que a Anvisa orienta que sejam feitas pelos pacientes para melhorar sua segurança nos serviços de saúde, citam textualmente a palavra medicamento e praticamente todas estão relacionadas a tratamento e cura.

Como membro efetivo do Conselho Consultivo, Lorena Baía poderá defender propostas de interesse da Farmácia junto à Anvisa. Em uma de suas primeiras falas, após a posse, ela destacou a urgência da regulamentação sanitária das farmácias e drogarias enquanto unidades de assistência farmacêutica e à saúde, em função da Lei 13.021/14. Lorena reivindicou ainda a revisão das boas práticas em farmácia, incluindo a prescrição farmacêutica e a questão da aplicação de soros e vacinas, também prevista na Lei. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João ressaltou a importância da presença de uma farmacêutica atuante e alinhada com aos interesses da profissão no Conselho. “Seremos bem representados.”

Autor: Comunicação CFF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.