Farmacêuticos goianos conquistam segundo lugar no Prêmio Jayme Torres 2015

Os farmacêuticos de Anápolis Carlos Eduardo Carvalho Pereira, Flaubert Santana de Azeredo e Gracielle Félix de Lima Oliveira, conquistaram a segunda colocação do Prêmio Jayme Torres 2015 do Conselho Federal de Farmácia – CFF. Eles trabalham na Comissão de Farmácia e Terapêutica, da Secretaria de Saúde, criada  para organizar e avaliar os medicamentos adquiridos pelo município com o objetivo de  elaborar e atualizar periodicamente a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais; estabelecer critérios de inclusão e exclusão para padronização de medicamentos; aprovar a inclusão ou exclusão de medicamentos padronizados por iniciativa própria; organizar a comunicação interna de divulgações da Agência Nacional de Saúde (Anvisa); promover ações que estimulem o uso racional de medicamentos, dentre outros.

Autor do projeto, o farmacêutico Carlos Eduardo Carvalho Pereira, explica que a principal tarefa da comissão é avaliar os benefícios dos medicamentos que já são adquiridos pela Secretaria e o impacto orçamentário. “Nossa ideia era formar uma rede entre todas as demais unidades para colegiar as compras”.

Para Gracielle Felix de Lima Oliveira, a outra farmacêutica  envolvida no projeto, a implantação da Comissão é uma vitória. “Para a Assistência Farmacêutica os benefícios serão vários, como melhor gestão de recursos e melhor abastecimento, evitando perdas ou falta de algum medicamento específico. E, em consequência disso, a população também será beneficiada”.

Já  o farmacêutico Flaubert Santana de Azeredo, também premiado, qualifica o trabalho como incrível. “A partir do trabalho da Comissão teremos condições de padronizar e selecionar os itens que a Secretaria de Saúde vai adquirir. Dessa forma, os médicos terão acesso a uma lista de medicamentos que estão disponíveis na Assistência Farmacêutica e vai poder prescrever o remédio que seu paciente poderá ter acesso pela rede do Sistema Único de Saúde”, avalia. ( Fonte: Texto editado do Site da Prefeitura de Anápolis)

Gestão farmacêutica no SUS: Farmacêuticos goianos premiados nacionalmente pelo CFF: Carlos Eduardo Carvalho Pereira, Flaubert Santana de Azeredo e Gracielle Félix de Lima Oliveira(Foto-Prefeitura de Anápolis)

Gestão farmacêutica no SUS: Farmacêuticos goianos premiados nacionalmente pelo CFF: Carlos Eduardo Carvalho Pereira, Flaubert Santana de Azeredo e Gracielle Félix de Lima Oliveira(Foto-Prefeitura de Anápolis)

Prêmio Jayme Torres 2015

Criado pelo Conselho Federal de Farmácia, em 2002, por meio da Resolução nº 376/02, o Prêmio Jayme Torres pretende estimular a pesquisa e a produção de artigos técnicos/científicos entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia.

É concedido anualmente pelo CFF e contempla as categorias Profissional (1º e 2º lugares, para farmacêuticos) e Estudante de Farmácia (para acadêmicos de Farmácia), com foco em todas as atividades profissionais. O objetivo é identificar, reconhecer e difundir experiências que melhorem as condições de saúde da comunidade.

A Comissão Organizadora do Prêmio Jayme Torres é composta pelos farmacêuticos Gustavo Baptista Éboli, Márcio Antônio da Fonseca e Silva e Marco Antônio Quintão. Já os farmacêuticos Tarcísio José Palhano (CFF), Rogério Hoefler (Cebrim/CFF), Dayani Galato (UNB) e Rafael Mota Pinheiro (UNB) compõem a Comissão Avaliadora.

 Em 2015 o tema foi ” O Farmacêutico Como Gestor”.

Você pode ver a lista dos premiados, bem como a a íntegra do trabalho laureado dos colegas goianos aqui no site do CFF ou seguindo o link: http://www.cff.org.br/pagina.php?id=754&menu=&titulo=Trabalhos+vencedores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.