CFF põe prescrição farmacêutica em consulta pública

Direção da FEIFAR lançou campanha em defesa da prescrição em abril

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), órgão responsável por regulamentar o exercício da profissão farmacêutica, faz consulta pública até o dia 22 de julho de 2013 sobre a proposta de resolução que regulamenta a prescrição farmacêutica.

A consulta  foi aprovada durante a realização da 408ª Reunião Plenária do CFF  e pela proposta de resolução, a prescrição farmacêutica prevê a seleção de terapias farmacológica e não farmacológica, além de outras intervenções relativas ao cuidado do paciente, “no limite de sua competência profissional”. As terapias farmacológicas incluem os medicamentos isentos de prescrição médica, as plantas medicinais, as drogas vegetais e os fitoterápicos também isentos de prescrição.

Para prescrever, o farmacêutico tomará como base as necessidades de saúde do paciente, as evidências científicas disponíveis, os princípios éticos e as políticas de saúde. O foco principal dessa prática será, sempre, o uso seguro e racional de medicamentos, visando à prevenção de incidentes relacionados a esses produtos e à diminuição de danos à saúde decorrentes do tratamento.

..O Presidente do CFF Walter Jorge comemorou a aprovação da consulta pública como uma vitória dos farmacêuticos e da sociedade, resultado do amadurecimento e da união da categoria.

O CFF não medirá esforços e irá adotar as providências possíveis, no sentido de apoiar toda e qualquer iniciativa destinada a dotar o farmacêutico de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à realização da prescrição farmacêutica.
(Fonte: Resumo da reportagem do Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF. Veja íntegra)

 

 

Veja aqui como participar da Consulta Pública do CFF

Clique aqui e acesse o texto da proposta de resolução

Clique aqui e acesse o formulário para envio de sugestões

 

Movimento Onda Azul da Fifar  se propaga na rede desde abril

Em outra frente de  atuação,  já  se propaga pelo Brasil , desde 24 de abril, principalmente via mídias sociais, o Movimento Onda Azul,  concebido e lançado pela Federação Interestadual dos Farmacêuticos – Feifar. O objetivo é  resgatar a dignidade e  valorizar a profissão  Farmacêutica  por meio da  proposta de criação da Tarja Azul para a Venda de Medicamentos Sob Prescrição Farmacêutica.

De acordo com o presidente da entidade,  farmacêutico Danilo Caser, a  proposta de criação da Tarja Azul vem sendo estudada pela FEIFAR desde 2010, quando a Federação apoiou as ações do Conselho Federal de Farmácia para a regulamentação da Prescrição Farmacêutica. “É importante enfatizar que, como o CFF tem o poder regulamentador para que os farmacêuticos possam exercer essa prática, amparados legalmente, as ações sindicais de mobilização da Feifar têm o objetivo de apoiar o CFF neste trabalho”, esclareceu Danilo Caser.

Em  ação complementar no legislativo, que, segundo Caser, visa consolidar ainda mais a autonomia do exercício profissional do farmacêutico,  principal luta da Feifar,  a entidade participou de Audiência Pública em 13 de Maio, na Câmara Municipal de Goiânia, para discutir os impactos causados pela RDC 20, de 5 de Maio de 2011 da ANVISA (que obriga as farmácias e drogarias a reter a receita médica no ato da dispensação de antimicrobianos) na atividade profissional do farmacêutico. Foi quando a Feifar apresentou  Projeto de Lei aos vereadores   sobre a Prescrição Farmacêutica e criando a Semana de Conscientização e Combate a Automedicação no município de Goiânia. O projeto foi aprovado em Goiânia e  a proposta  da Feifar já recebeu adesão de 17 estados da  Federação ( Veja Manifesto  Abaixo) .

Segundo Caser, os farmacêuticos entendem que é necessário um maior controle do uso e dispensação dos antimicrobianos, devido à resistência bacteriana causada pelo uso indevido desses medicamentos, mas discordam da RDC, que retira autonomia profissional do farmacêutico e prejudica a população que tem dificuldades no acesso ao atendimento e à receita médica.  A alternativa encontrada pela FEIFAR para resguardar a autonomia do profissional é  permitir que o farmacêutico possa, em alguns casos, ser o responsável pela  Prescrição ao mesmo tempo em que conscientiza a população quanto aos perigos da automedicação. (Fonte: Teresa Costa  – Assesoria de Imprensa- Sinfargo)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.