Ação social leva serviços farmacêuticos à população

O saguão de entrada da Assembleia Legislativa de Goiás ficou lotado nesta sexta feira (20/03/2015) durante mais uma ação da Campanha de Prevenção de Doenças Cardiovasculares e Diabetes, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia em parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás, em comemoração ao mês da mulher. Durante todo o dia foram oferecidos gratuitamente aferição de pressão arterial e exames de colesterol total e glicemia, com a proposta de continuar mostrando para a população que o farmacêutico também pode prestar serviços ligados à prevenção de doenças.

unnamed (20)

Segundo a farmacêutica organizadora ação, Raquel Resende, como as doenças cardiovasculares estão entre as que mais matam no Brasil, esse trabalho é muito importante. O profissional de farmácia pode ajudar a controlar as taxas lipoglicêmicas e orientar o paciente a buscar atendimento médico.

A assessora parlamentar Sirlene Gonçalo Lima considerou o serviço muito útil e oportuno. Ela concorda com a realização desses exames pelo farmacêutico para facilitar o acesso à um atendimento que considera básico. A assistente de serviços gerais Vera Lúcia Xavier de Lima foi uma das pessoas que recebeu orientação para buscar um serviço de saúde por estar com a pressão fora do padrão.

E não foi só o público interno da assembléia que se beneficiou da ação, a população em geral aproveitou para buscar o atendimento. A dona Maria de Souza Camargo, de 93 anos, foi levada por sua enfermeira, Lidiane Cristina da Silva. Elas estavam na feira ao lado do prédio, ficaram sabendo da atenção em saúde e aproveitaram para checar a pressão e as taxas de glicemia e colesterol.

unnamed (21)

Lorena Baia, que é presidente do Sinfargo e vice-presidente do CRF-GO, afirma que o profissional de farmácia deve ser visto como um membro integrante do sistema de saúde como um todo. “Ele faz parte das equipes multidisciplinares responsáveis pela assistência de saúde prestada para a comunidade e sua importância deve ser reconhecida”, disse.

A presidente do CRF-GO, Ernestina Rocha, acredita que a população  já está reconhecendo o trabalho e a importância do farmacêutico.” As pessoas enxergam no profissional de farmácia como um grande aliado nos cuidados com a saúde delas”, comentou. Segundo ela, esse cuidado inicial contribui para um diagnóstico mais rápido, tornando o futuro tratamento mais eficaz e a triagem feita pelo farmacêutico pode fazer a diferença.

Ernestina Rocha conta que várias farmácias de Goiânia já estão oferecendo este serviço de avaliação e  monitoramento de perfil lipídico. A proposta é transformá-las em estabelecimentos de saúde e não apenas em pontos de venda de medicamentos. Para a líder classista, o objetivo da ação foi atingido por ter contribuído  para uma maior conscientização das pessoas que estão se preocupando cada vez mais com a saúde.

unnamed (23)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.