Vamos debater um assunto de nosso interesse: A Prescrição Farmacêutica!

O Sinfar-GO convida  todos  os (as) colegas  farmacêuticos (as) a participarem  no próximo dia 17 (quarta-feira) de  evento que propõe o  debate de forma qualificada da prescrição farmacêutica, um anseio da categoria. A promoção é do CRF-GO com o apoio do CFF, Sinfar-GO, Sindisaúde e outras entidades. O evento será no dia 17 de julho, das 8h às 12h, no Auditório Gilson Alves de Souza (Av. Anhanguera, 5440, Ed. José Aquino Porto, Centro).

A vice-presidente do Sinfar-GO e presidente eleita, farmacêutica Lorena Baía , observa que o fortalecimento de qualquer profissão requer o envolvimento e a participação. “Podemos ser autores da nossa própria história, quando efetivamente participamos do debate”. Segundo ela, o Sinfar-GO apoia integralmente o evento e a prescrição farmacêutica!

A proposta de resolução que regulamenta a prescrição farmacêutica  em consulta pública do CFF está aberta no site do órgão (www.cff.org.br    ) até o dia 22.07.13  e leva o número 06/2013.

Pela proposta, a prescrição farmacêutica prevê a seleção de terapias farmacológica e não farmacológica, além de outras intervenções relativas ao cuidado do paciente, “no limite de sua competência profissional”. As terapias farmacológicas incluem os medicamentos isentos de prescrição médica, as plantas medicinais, as drogas vegetais e os fitoterápicos também isentos de prescrição.

 

Complexa e detalhista, a proposta de resolução do CFF se, por um lado, resgata o elo entre o farmacêutico e a sua natureza profissional e a sua própria ancestralidade, por outro, representa importantes conquistas sanitária e social, entendendo-se que a população passará a contar com mais uma atividade farmacêutica, especialmente nas farmácias e drogarias brasileiras, garantindo-lhe mais segurança no uso de medicamentos. A estimativa do CFF é que a prescrição cause um impacto positivo na saúde das pessoas, repercutindo nos sistemas público e privado.

Para prescrever, o farmacêutico tomará como base as necessidades de saúde do paciente, as evidências científicas disponíveis, os princípios éticos e as políticas de saúde. O foco principal dessa prática será, sempre, o uso seguro e racional de medicamentos, visando à prevenção de incidentes relacionados a esses produtos e à diminuição de danos à saúde decorrentes do tratamento.

A prescrição, de acordo com a proposta de resolução, deve seguir as seguintes etapas: identificação das necessidades do paciente; definição do objetivo terapêutico; seleção da terapia para o paciente, com base na eficácia, segurança, custo e conveniência, constituindo o plano de cuidado; redação da prescrição; orientação ao paciente sobre o uso apropriado dos medicamentos; agendamento adequado para o acompanhamento e registro do processo de prescrição.

Na prescrição, determina a proposta, o farmacêutico deve adotar medidas que promovam a segurança do paciente. Um exemplo é tomar por base as melhores evidências científicas disponíveis. De acordo com o artigo 7º, “o ato da prescrição farmacêutica constitui prerrogativa do farmacêutico legalmente habilitado e inscrito no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição”.

 
Venha Debater a Prescrição Farmacêutica que Queremos
Dia 17 de julho
Das 8h às 12h
Local: Auditório Gilson Alves de Souza
(Av. Anhanguera, 5440, Ed. José Aquino Porto, Centro).
 

Apoio: Sinfargo – Sindisaúde – Anfarmag – CFF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.