Nota de repúdio – Agemed

A operadora de saúde especializada na prestação de serviços à empresas e seus colaboradores, Agemed, com abrangência em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso,  divulgou um folheto de apresentação do plano e seus serviços, entre eles, o Médico Online que, com seu trabalho, “evita a orientações do farmacêutico”.  Nós do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) entendemos que informações equivocadas, como esta apresentada no folheto,  desvalorizam os mais de 200 mil profissionais farmacêuticos do Brasil que diariamente contribuem com a orientação responsável à população e uso racional de medicamentos.
Acreditamos que a  Agemed desconsiderou todos os avanços trazidos pela lei 13.021/14 que transforma farmácia em estabelecimento de saúde, garantindo o acesso da população à assistência farmacêutica. Defendemos que o cuidado em saúde é multidisciplinar e que cada profissional cumpre o seu papel, atuando de forma colaborativa. Somos a favor do respeito a cada categoria. A saúde não se faz apenas com médicos, por isso é tão importante quebrar paradigmas e cumprir a lei que autoriza o consultório farmacêutico.

A maioria dos brasileiros enfrenta dificuldades de acesso aos tratamentos e diante dessa assistência precária, a farmácia acaba sendo o primeiro lugar onde as pessoas têm orientação, pois são unidades de assistência à saúde e não apenas pontos comerciais.

O farmacêutico, por sua vez, tem um papel fundamental na orientação dos pacientes; no encaminhamento a um serviço de saúde para o devido diagnóstico, e no acompanhamento do tratamento, para que haja a necessária adesão e que os medicamentos sejam seguros e eficazes. O farmacêutico contemporâneo atua no cuidado direto ao paciente, promove o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde, redefinindo sua prática a partir das necessidades dos pacientes, família, cuidadores e sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.